Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 1 de agosto de 2015

Telhado Fotovoltaico no Brasil

 Brasil, o potencial de energia fotovoltaica é imenso, dados seus altos índices de radiação solar. Atualmente, os governos e as concessionárias de serviços públicos são os principais investidores, utilizando painéis fotovoltaicos em sinalização e fiscalização rodoviárias, iluminação pública, telecomunicações e outros. O projeto federal Luz Para Todos, que visa levar energia elétrica para comunidades isoladas e carentes, também faz amplo uso da energia fotovoltaica.

  A localização privilegiada do Brasil nos permite uma grande quantidade de radiação solar, o que torna os sistemas de captação de energia solar extremamente atrativos. Os sistemas de aquecimento solar já são muito difundidos em todos os níveis da sociedade e até mesmo incentivados por ações governamentais, como por exemplo a lei que obriga o uso de SAS em residências e comércios em São Paulo, ou o uso de SAS em residência de interesse social. Mas os sistemas de energia solar fotovoltaico não são assim tão conhecidos, no Brasil.
Com o grande avanço em pesquisa e desenvolvimento dos componentes, a produção em massa e o grande interesse da sociedade por formas mais limpas de geração de energia, os sistemas fotovoltaicos tomaram conta da Europa e dos Estados Unidos. Os preços vêm caindo animadoramente, enquanto a qualidade e eficiência aumentam vertiginosamente, em todo o mundo. À partir de 2004, muitos fabricantes iniciaram a produção em massa de células e módulos fotovoltaicos de silício cristalizado, e inundaram o mercado mundial com produtos cada vez mais atraentes. Ações de incentivo financeiro, por parte dos governos de vários países (a Alemanha é o maior exemplo) impulsionaram  a adoção de sistemas fotovoltaicos, tanto em usinas, quanto em residências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário